Armação dos Búzios

orla-bardot

Armação dos Búzios, ou apenas Búzios, como é popularmente conhecido, é um município da Microrregião dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Faz divisa a oeste com Cabo Frio, município do qual se tornou autônomo em 1995. Localiza-se a cerca de 173 quilômetros do centro da capital do estado.

É uma península com oito quilômetros de extensão e 23 praias, recebendo de um lado correntes marítimas do Equador e do outro correntes marítimas do polo sul, o que faz com que tenha praias tanto de águas mornas quanto de águas geladas. Entre as principais praias, destacam-se Geribá, Tucuns, João Fernandes, Ferradura, Ferradurinha, Armação, Manguinhos, Tartaruga, Ossos, Brava e Olho-de-Boi, esta última reservada para a prática do naturismo.

A exploração turística e a ocupação imobiliária do local tiveram início após a fama internacional dada a Búzios pela atriz francesa Brigitte Bardot, que a visitou em 1964. Hoje, a cidade é tão visitada por turistas do mundo inteiro que alguns a chamam de “a Saint-Tropez brasileira”.[6]

Armação dos Búzios, com seus ventos fortes, é ideal para a prática de iatismo e voo livre. É uma cidade que abriga diversas culturas, com um grande número de estrangeiros. A temperatura média anual é de 24 °C e tem o índice pluviométrico mais baixo do estado de Rio de Janeiro: cerca de 750 milímetros anuais apenas.

 

10 coisas imperdíveis em Búzios pra se conhecer

 

1. Praia de Geribá

Geribá é a praia do burburinho e com a maior extensão de areia e consequentemente, mais atividades. Meu lugar preferido é quase no canto direito, perto do Fishbone. Se você quer uma praia mais sossegada, não recomendo. Pelo meio da praia fica mais tranquila e no canto esquerdo o movimento é grande de novo, com bares e uma área onde se vê mais topless. Várias barracas alugam cadeiras, guarda-sol e a maior parte delas tem consumação mínima. Aviso a quem gosta do banho de mar, a água da praia é normalmente muito gelada e não faz o tipo piscininha que muita gente gosta. No réveillon tem uma queima de fogos linda e vários bares e pousadas fazem festas até o sol raiar.

praia-de-geriba

2. Caminhada até a Ferradurinha

Do canto esquerdo de Geribá se tem acesso a praia da Ferradurinha. É uma das minhas favoritas na cidade e seria ótima pra crianças, não fosse o acesso meio esquisito. O “acesso” é por uma viela, passando entre casinhas, por trás de um condomínio e entre árvores. Mas vale a pena, porque é bem rapidinho. A praia bem pequenininha, quase uma piscina, é deliciosa. Ela é ótima para o mergulho e para os mais aventureiros, dá pra ir até outras praias nas redondezas de kayak.

mapa-ferradurinha

3. Por do Sol na praia da Tartaruga

O Restaurante Praia da Tartaruga tem um cardápio excelente e o por do sol é um dos programas obrigatórios na cidade. Em certas épocas do ano eles tem luau e um dos meus Reveillons mais deliciosos foi nessa praia, numa festa fechada, cheia de gente linda, musica tocando até o sol raiar e um buffet delicioso de café da manhã pra começar o primeiro dia do ano. Outros lugares para ver o por do sol também são a orla bardot e as praias de João Fernandes.

4. Praias Azeda e Azedinha

Apesar e talvez por causa da caminhada, as praias da Azeda e Azedinha são maravilhosas. O acesso é pela praia dos Ossos. São pelo menos 15 minutos andando com algumas subidas e descidas. A água é bem calminha e cristalina. As minhas favoritas em Búzios.

azeda-azedinha

5. Outras praias em Búzios

As que citei acima são as que eu acho precisam ser vistas, mas Búzios tem muito mais… se você tem tempo, recomendo a Ferradura, João Fernandes e João Fernandinho também valem a visita que podem agradar principalmente quem não quer andar muito para chegar ao destino. Ferradura é bem tranquila, dá pra estacionar o carro e recomendo para quem vai com crianças e não quer muita “aventura”. Os bares da praia são bem bonzinhos. Para quem quer comer um ótimo peixe ou lagosta, João Fernandes é a pedida. De manhã é possível ver os barcos de pescadores parando na praia e deixando o pescado do dia. Lá também você encontra ótimas pousadas.

 

6. Rua das Pedras

No Centro de Armação de Búzios, fica a mundialmente famosa Rua das Pedras. Com lojas e restaurantes para todos os bolsos é possível encontrar de biquinis e souvenirs a roupas mais descoladas e móveis exóticos. E os preços nem são tão proibitivos como as pessoas imaginam. Eu sempre dou preferência as lojas locais, ao invés dos nomes famosos e é onde eu renovo o estoque de cangas, saídas de praias. Biquinis eu tenho minha loja favorita no Rio. Mas em Búzios você sempre vai encontrar o que está fazendo sucesso na moda praia. Entre em uma das galerias que dá para a praia da armação que fica paralela a rua das Pedras para uma vista deslumbrante da praia a noite. Os restaurantes e bares são de uma variedade impressionante. Alguns sobrevivem ao tempo, outros, mudam a cada ano. Pátio Havana é um dos meus favoritos.

rua-das-pedras-2

rua-das-pedras

7. Almoço ou Jantar no David

O restaurante do David é quase uma instituição na cidade. Não se iluda com a aparência simples do local… a comida é maravilhosa. É um dos meus restaurantes favoritos no mundo e tem o melhor Strogonoff de Camarão VG que eu já comi na vida. A Moqueca de camarão também é ótima pedida, mas se camarão não é seu forte, eles oferecem pratos pra todos os gostos.. carne, frango, saladas. O restaurante fica no centro de Búzios, na rua paralela a Rua das Pedras. Ma se você quiser outras opções de restaurante, eu fiz uma lista de Restaurantes em Búzios.

restaurante-do-davi

8. Crepe no Chez Michou

Para uma comidinha mais leve, os crepes do Chez Michou são uma boa opção, já que o cardápio conta com mais de 20 tipos diferentes de crepe. Se for jantar em outro lugar, deixe espaço pra sobremesa no Chez Michou. E peça um crepe de morango com chocolate e sorvete. É de comer quase desmaiando, tal a delícia. Além do crepe, a vibe no Chez Michou é incrível. Os telões, as mesinhas no balcão. A eterna gritaria dos nomes no megafone.. explico, você dá seu nome na hora de fazer o pedido e quando está pronto, eles gritam no megafone:.. Claudia, seu crepe está pronto!

casa Michou-buzios

 

9. Orla Bardot

Uma caminhada até o final da Rua das Pedras, te leva a Orla Bardot. De dia ou de noite, o cenário é belíssimo. Esculturas em bronze de Brigitte Bardot, JK e de três pescadores são pontos perfeitos para fotos. Os barcos atracados no mar são parte do cartão postal.

orla-bardot

 

10. Passeio de escuna pelas praias

Apesar de muita gente achar que é furada pra turista, esse é um programa recomendadíssimo se você não vai ter tempo suficiente para ver todas as praias de Búzios. Nele, você faz um tour pelas praias, mergulha se quiser e ainda aproveita as caipirinhas e frutas do serviço de bordo. Os passeios saem do Pier da Armação ou da Praia do Canto, no centro de Búzios e tem duração de 3 ou 5 horas, que acredite, passam voando.

 

Deixe uma resposta

Note: Comments on the web site reflect the views of their authors, and not necessarily the views of the bookyourtravel internet portal. Requested to refrain from insults, swearing and vulgar expression. We reserve the right to delete any comment without notice explanations.

Your email address will not be published. Required fields are signed with *

*
*